Transformações na Função do RH

Mudanças e Transformações na Função de RH


Características
1) Formato do Trabalho - Descentralização rumo aos gerentes e suas equipes.
2) Nível de atuação - Focalizada global e estratégica no negócio.
3) Comando da Ação - Decisões e Ações do Gerente e de sua equipe de trabalho.
4) Tipo de Atividade - Consultoria interna. Descentralização e compartilhamento.
5) Principais Atividades - Como os gerentes e suas equipes podem escolher, treinar, liderar, motivar, avaliar e recompensar os seus participantes.
6) Missão da área - Criar a melhor empresa e a melhor qualidade de trabalho.

Principais Papéis do RH
1) Administração de Estratégias de Rec. Humanos = Como o Rh pode impulsionar a estratégia organizacional.

2) Administração de Infra-Estrutura da Empresa = Como Rh pode oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficaz e eficiente.

3) Administração da Contribuição dos Funcionários = Como Rh pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, transformando-os em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização.

4) Administração da Transformação e da Mudança = Como Rh pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora.

Estratégia Organizacional
• É um meio para realizar a Missão e alcançar os Objetivos Organizacionais: Define o comportamento da organização.
• Projetada a Longo Prazo / Definida pelo nível Institucional / Envolve a empresa na Totalidade / Mecanismo de Aprendizagem Organizacional.
É um conjunto de manobras = Representa o caminho a ser seguido.
Orientada por duas análises: Ambiental e Organizacional:
AMBIENTAL = Oportunidades a aproveitar / Ameaças a neutralizar.
ORGANIZACIONAL = Maximizar pontos Fortes/Potenciais e Minimizar pontos Fracos = Levantamento das Habilidades e Capacidades da organização e dos pontos nevrálgicos a corrigir e melhorar.

Planejamento Estratégico de RH

Objetivos e Estratégias de RH
Etapa 1: Avaliar os atuais recursos humanos.
Etapa 2: Prever as necessidades de recursos humanos.
Etapa 3: Desenvolver e Implementar planos de recursos humanos.
(Corrigir/evitar excesso de pessoal - Corrigir/evitar falta de pessoal)

• Maneira como a função de RH pode contribuir:
– Para o alcance dos objetivos organizacionais.
– Para incentivar o alcance dos objetivos individuais.
• Definir antecipadamente qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários.


Fatores que Intervêm no Planejamento de RH

ABSENTEÍSMO
• Freqüência e/ou duração do tempo de trabalho perdido = Ausências dos empregados no trabalho.

– Atrasos e faltas por doença, compromisso pessoal, acidentes, férias, problemas de transporte.
– É afetada pela capacidade profissional e motivação.

• Índice de Absenteísmo = Total de pessoas / Horas perdidas
Total de pessoas / Horas de trabalho


ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Entropia (perda de energia/recursos) Þ Equilíbrio (fluxo de entradas de recursos)
• Entrada e Saída de Funcionários (desligamentos, demissões e aposentadorias):
• Motivos: Insatisfação / Alternativas / Reduções

Variáveis da Rotatividade
- Externas (conjuntura econômica, oferta/procura do mercado RH, oportunidade do mercado de trabalho)
- Internas (política salarial, beneficio, estilo gerencial., oportunidade de crescer, cargos, relacionamento humano, condições físicas e psicológicas de trabalho)